Contador, já pensou em atuar com Startups?
contador-para-startup.png

Contador, já pensou em atuar com Startups?


Durante o ano de 1996 a 2001, surgiu nos Estados Unidos uma nova forma de negócio chamada “Startup”, e desde então, a inovação, a criatividade e a tecnologia são bases para essa nova forma de criar e gerir empresas. A startup possui a característica de ser reconhecida por possuir um “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível


Hoje vamos conversar sobre como esse tema é interessante e carente de profissionais especializados da área contábil.

CONTADOR, VOCÊ SABIA?

Que existe uma lei de 2019 que formaliza esse novo modelo de empresa “startup”?

Então, a Lei nº 167/2019, revela as definições do enquadramento de um negócio como Startup brasileira. A Lei trata sobre as regras necessárias que uma Startup necessita ter, como: apresentar uma declaração se identificando como Startup, onde essa declaração será anexada ao documento de constituição da empresa. O prazo de existência do registro do negócio (CNPJ), precisa ter no máximo 10 anos de existência. É preciso que a Startup registre suas ideias, patentes e marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – (INPI).

Esse novo modelo de negócio transformou não apenas a forma de se iniciar uma empresa, mas todo o modo de gerenciamento e gestão, de recursos financeiros e recursos humanos. O que possibilitou trazer para dentro de sua gestão, colaboradores que investem financeiramente, e/ou investem em expertise, esses colaboradores são chamados de Investidor Anjo.

Com esse Marco Legal vindo com a Lei, as Startups também podem participar de licitações públicas, podendo contribuir com a sociedade e governanças com a sua criatividade, inovação e tecnologia, além de ser mais um meio de captação de recursos.

QUAL A DIFERENÇA DA STARTUP COM UM NEGÓCIO TRADICIONAL

Então, a maior diferença está no objetivo principal da empresa. As empresas tradicionais estão focadas na estabilidade e rentabilidade a longo prazo, e as Startups estão com foco no seu potencial de crescimento e nas receitas para a promoção e financiamento de suas ideias.

Percebendo isso, o contador é uma peça fundamental para apoiar as Startups em seu objetivo. Por ser um modelo novo de negócio, essas empresas precisam de profissionais capacitados, que estudem esse novo mercado, novos termos e palavras técnicas, as Leis e que possam desenvolver um trabalho em conjunto.

CONTADOR PARA STARTUPS

Essa é uma grande oportunidade para você contador, poucos são os profissionais já capacitados para atender esse novo público, e que vem crescendo, conforme a revista Istoé Dinheiro publicou “No ano passado, segundo o Inside Venture Capital, as empresas com propósito inovador no Brasil receberam aportes da ordem de US$ 3,5 bilhões, o maior ano da história e 18% acima do registrado no ano anterior. Hoje, são 13.552 startups no País, com crescimento de ao menos 300% nos últimos cinco anos, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).”

Acompanhar todos esses avanços exige uma soma de ações, como manter-se atualizado, estudar sobre Startups, possuir um network com colegas profissionais e empresas parceiras.

Nós do Meu Endereço Fiscal estamos somando com as Startups, e estamos à disposição para conversar com você contador!

E como o Santos Filho orienta no site do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, “É uma oportunidade como há muitos anos não via no mercado brasileiro. Por isso, o contador preparado vai ganhar facilmente o mercado”

Posts Relacionados