Coronavírus: três passos para fazer agora!
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Coronavírus: três passos para fazer agora!


Não se deixe abater nem se sinta mal por estar pensando em gerar receita. Afinal, manter empregos é a garantia de que famílias poderão permanecer em casa e ao mesmo tempo ter uma renda para vencer essa crise mundial.


Entendemos que neste momento de isolamento social, devido a pandemia do COVID19, é essencial fazer cálculos e diminuir os gastos, tanto de casa quanto da sua empresa. Mas também pode ser sim tempo de pensar em receitas.

Não se deixe abater nem se sinta mal por estar pensando em gerar receita. Afinal, manter empregos é a garantia de que famílias poderão permanecer em casa e ao mesmo tempo ter uma renda para vencer essa crise mundial.

Se você está na categoria do ajustando as contas e encontrando caminhos, deve estar pensando em otimizar recursos. Ao longo da semana traremos três passos essenciais para você organizar a sua empresa de modo a sair mais fortalecido da crise.

Mas antes disso um checklist de coisas essenciais para se fazer e garantir um orçamento ao final da pandemia:

  • Você já fez um orçamento doméstico detalhado;

  • Detalhe o que é primordial para o seu dia a dia (seja honesto consigo mesmo!);

  • Trace metas a curto, médio e longo prazo (financeiras mas de vida também);

  • Otimize tempo (estude e entenda melhor como organizar sua rotina)

PRIMEIRO PASSO

Dados confiáveis e planejamento. Cuidado com o volume de informação da internet sem a devida atenção. Eles podem gerar histeria e conduzir você na crise por um caminho sem volta. Ter clareza das suas contas (a pagar e receber) é algo lógico, essencial e o primeiro passo para sobrevivência da sua empresa.

SEGUNDO PASSO

Aposte na transparência e mantenha contato com seus clientes. Uma atitude essencial, ainda que seu produto mude, ainda que você decida fechar a sua empresa, ainda que após a crise do coronavírus tenhamos uma nova realidade econômica brasileira, os seus clientes são seus, tem uma relação de confiança e podem, virar clientes no que você decidir fazer.

Não custa nada perguntar: você tem a lista de todos os seus clientes, atuais e os que já se relacionaram com a sua empresa?

Se a resposta for não, então pare tudo e comece a listar todos os seus clientes com o máximo de informação possível.

Nossa sugestão é enviar uma mensagem para eles, para saber como estão e se colocar à disposição para o diálogo. Não deixe de usar suas redes sociais para compartilhar conteúdo que faça sentido para a vida do cliente, mas que conectem com seu negócio.

E se o seu negócio ocorria offline é hora de analisar as possibilidader. Veja como fazer a transição do Off para o online nesse post.

TERCEIRO PASSO

Por último, faça cortes sem pânico. Não desejamos aqui minimizar os impactos econômicos da pandemia do COVID19, apenas deixar claro que o sentimento de pânico não lhe permitirá tomar decisões racionais, por vezes duras, mas conscientes e assertivas.

Posso dizer que, mais do que acertar, muitas vezes no momento de crise quem menos errar nas decisões sai na frente.

Por último fique atento aos incentivos fiscais. Além do Governo Federal os estados também estão lançando pacotes para impulsionar a economia. Se o seu negócio permitir, avalie qual a melhor região para atuar com seu produto e de que forma você pode chegar nesta região.

E caso necessite, nosso serviço de endereço fiscal pode dar o suporte para operações no estado de Santa Catarina (veja 4 motivos para ter um endereço fiscal em Itajaí). Assim, mesmo que você trabalhe na outra ponta do País, é possível ter toda sua documentação fiscal em nosso escritório.

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