Não há mais vida sem a venda digital!
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Não há mais vida sem a venda digital!


Há vida sim para as vendas físicas, mas é possível que seja o equilíbrio do digital com o presencial que possa salvar muitos negócios, inclusive o seu.


Trouxemos aqui no blog sobre o aumento dos infoprodutores - produtores digitais - durante a pandemia. Muita gente aproveitou para gerar uma renda extra e manter-se sem emprego, mas dentro do mercado.

Se você quer se tornar um infoprodutor, trouxemos os primeiros passos neste artigo.

Mas se tem quem entrou no mundo do empreendedorismo por motivos de crise e desemprego. Tem quem já estava com seu negócio e se viu muitas vezes naufragado num mundo novo.

Se você passou ou está passando pelo processo de migração do mundo off para o online, te indico esse nosso artigo. Aqui você pode ver um resumo das formas de vendas pela internet.

Neste artigo a gente destacou também o mercado de marketplaces que foi o responsável por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro, em pesquisa recente feita pela Ebit|Nielsen em parceria com a Elo.

Marketplace é como um shopping online. É um e-commerce mediado por uma empresa, na qual vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos.

O crescimento do Marketplace

O marketplace no 1º semestre de 2020 no Brasil, agitou cerca de R$ 30 bilhões. O ticket médio ficou em torno de R$ 466,00, foram mais de 64 milhões de pedidos. Outro crescimento interessante no período foi o aumento de 61% das operações nos chamados Bricks and Clicks - que são lojas que atuam tanto de forma física quanto online.

Mas por que marketplaces?

É uma forma de entrar no mercado com custo praticamente zero. Já que você não estará se preocupando com a forma de pagamento ou o modo de entrega.

No marketplace você pagará uma porcentagem nas vendas feitas, em média de 11% a 20%, mas há toda uma estrutura de marketing digital e software por trás disso, com a qual você não se preocupa.

Contudo, isso não evita de você ter que abrir sua própria empresa, seu CNPJ. Se você está iniciando, veja aqui um passo a passo de como fazer isso.

Outro viés interessante é que você pode abrir sua empresa em qualquer região do Brasil. Levando em conta inclusive as questões fiscais e tributárias. Nesse sentido que Santa Catarina ganha destaque. O Estado tem chamado a atenção especialmente no crescimento de empresas de tecnologia (leia aqui).

E isso faz diferença para quem deseja atuar no mercado digital. Pois toda a burocracia tem sido revista em virtude de facilitar a abertura de empresas no segmento.

Mesmo que você vá abrir um MEI - Microempreendedor Individual é importante pensar na região e endereço. Entenda melhor aqui, por que não ter um MEI em casa e como ter um endereço comercial com custo quase zero.

Mas fique atento: o fato de você iniciar ou optar por marketplace não quer dizer esquecer sua própria marca. Você pode iniciar utilizando-se dessas facilidades mas vale estruturar seu modelo de negócio com objetivo de ser reconhecido a partir de sua própria marca.

Assim como havia pessoas que não gostavam de comprar nas famosas lojas de departamento como uma Renner, C&A ou Marisa. Tem pessoas que vão querer ter um contato mais direto, ainda que virtual, nas lojas. Que tal começar a procurar esse nicho especial?

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