O novo perfil do profissional de Contabilidade
profissionaldecontabilidade.png

O novo perfil do profissional de Contabilidade


O profissional da contabilidade é o responsável pela parte burocrática de constituição, formalização e apoio contínuo para a sua empresa. Mas, essas características do contador estão passando por mudanças.


Hoje vamos falar sobre a importância desse profissional para além da parte de processos e procedimentos operacionais, pois com os avanços tecnológicos, esse profissional vem ganhando uma importância ainda maior nos negócios.

Nessa nova era, os empreendedores necessitam de profissionais ajustados às demandas que surgem rapidamente, encontrando soluções eficientes. O World Economic Forum é uma Organização Internacional voltada para cooperar com instituições públicas e privadas. É um fórum que envolve líderes políticos, empresários, e outros setores da sociedade, eles têm estudado com muita atenção esses eventos sociais e disponibilizado relatórios para os empreendedores.

O Fórum Econômico Mundial, chama esse novo momento que estamos vivenciando a 4ª revolução industrial. Esse evento não é marcado pela invenção em si de algo mirabolante, mas pelo desdobramento, pelo encontro daquilo que já foi criado em épocas passadas. E que, com os fatores socioeconômicos e demográficos do presente o resultado é esta nova era, onde as mudanças nos modelos de negócios é veloz, o mercado de trabalho e serviços existentes, ou entram no limbo, ou se renovam, como também de modo natural, novos serviços e categorias de empregos começam a surgir.

Um bom exemplo de novas áreas surgindo é o Compliance, que surgiu no Brasil depois da Lei anticorrupção. O Compliance nasceu para atender a necessidade do mercado, que é obedecer às regras e leis. Promovendo treinamentos, regulando processos e procedimentos e acompanhando.

O Compliance não surgiu para substituir áreas, mas para somar e agir em parceria com departamentos e serviços já existentes que apoiam uma empresa. A interação dessa nova área com o contador, é de extrema importância, pois atualmente os principais eventos de não cumprimento às regras e leis em empresas estão nas áreas do setor contábil. Seja em empresas de grande ou pequeno porte. O empreendedor necessita elaborar meios de gerenciamento e alinhamento, das práticas, processos e valores às leis e regras internas.

Em uma pesquisa feita pela Veja, o gráfico indica o novo modelo do mercado profissional, e o Contador que em 2018 não aparecia nas colocações, em apenas um ano saltou de onde estava para o 5ª lugar, no ano de 2019. Olha só, essa questão é tão importante para o empreendedor, que o Conselho Federal de Contabilidade, têm abordado este tema com dedicação, pois estão percebendo a transformação que o profissional da contabilidade tem assumido, como também o grande desafio que é desenvolver a área para que possam abraçar a gestão financeira de empresas de forma ativa.

Bom, para você que é empreendedor, essas mudanças influenciam muito o seu negócio. Pois o modo de gestão também está se renovando e agregando profissionais ao seu negócio para que possam agir de forma mais direta.

O modo de pensar e de constituir uma empresa já está sendo transformado, e o contador já não é mais apenas o seu apoio burocrático, mas para desempenhar uma função de gestão contábil, visando o melhor resultado para o seu negócio.

E você empreendedor, como está se preparando? Consegue perceber que mudanças são necessárias, para acompanhar o mercado?

Bom, Nós do Meu Endereço Fiscal estamos acompanhando de perto essas mudanças, acreditamos que a inovação é oportunidade de negócios para empreender e atender as demandas do mercado.

Conte com a gente! Viabilizamos o seu negócio de forma rápida e descomplicada.

Outros Posts