A série história do Serasa Experian começou em 2010, e apontou que foram abertas 889.003 novas empresas no primeiro trimestre de 2020.
Apesar da avaliação da maioria dos analistas que afirmam que ainda é cedo para falar sobre o real impacto da pandemia, um dado que não é possível ignorar é o do desemprego. Fator historicamente motivador para levar as pessoas ao empreendedorismo, mecanismo para gerar uma renda.
Outro dado do relatório foi o recuo no fechamento de empresas, 6% a menos que em 2019 (referente ao quadrimestre). Vale ressaltar que os dados não levam em conta os meses de maio a agosto, que estarão na divulgação do próximo boletim.
O que se tem notado é a abertura de pequenos negócios. O Sebrae superou o número de inscritos em seus cursos, atingindo um recorde de mais de 1,5 milhões de cadastros.
De acordo com o Portal do Empreendedor, do Governo Federal, até abril deste ano na categoria de MEI (Microempreendedor Individual) ultrapassou a marca dos 10 milhões.
(Se esse é o seu caso, veja os primeiros passos para abrir o seu MEI – Clique aqui)
O entendimento é que os empreendedores perceberam rapidamente – devido a crise – que os clientes não estão apenas no ambiente físico e que o digital está logo ali.
Se você faz parte desse público e fez a transição do seu negócio para o mundo digital ou mesmo, se você abriu o seu negócio online é hora de escolher quais são os seus diferenciais, para isso três dicas que podem fazer a diferença.
Entender o problema!
Não o seu, mas sim o do cliente!
O seu diferencial precisa resolver um problema, uma dor ou atender uma necessidade.
Por isso, entenda o que seu cliente busca. Se é agilidade, muitas vezes não adianta gastar horas elaborando um atendimento aprofundado, já que ele quer o mínimo de contato com o atendente e o produto o mais rápido possível.
Se é experiência, você precisará pensar na plataforma que irá oferecer. Talvez, seu maior investimento será em recursos digitais que o chamem para uma experiência mais profunda.
Talvez ele goste de ser bem atendido e sinta falta do contato físico. Enfim, seja direcionado pela necessidade dele, ouça e pesquisa, converse com o seu consumidor.
(Quer saber como migrar do Off para o Online, leia nosso artigo)
Para além da renda extra!
Pode ser que no momento o que você mais deseja é apenas sobreviver. Mas isso não te impede a ter um pensamento de médio e longo prazo.
Investir um tempo para pensar em suas finanças, estudar e estruturar o seu negócio a fim de buscar um ponto de equilíbrio, pode te proporcionar uma visão mais ampla e garantir um caminho de consolidação para o seu negócio.
(Leia aqui os passos para abrir sua primeira empresa)
Credibilidade no digital!
Mantenha uma comunicação autêntica e transparente, não tenha receio de ser claro nas suas informações. Ofereça conteúdos relevantes e que façam a diferença na vida das pessoas.
Conexão segura
Tenha uma conexão segura. Quando o cliente for fechar um pedido é possível que ele veja se há um certificado SSL, ou seja, de segurança na transação.
Informações a mão
Tenhas informações de contato facilmente encontradas. Sua página precisa ter um email de contato, número de telefone e um endereço físico, para passar a sensação de concreto e existência ao seu negócio.
Mas se eu não tenho um endereço físico, vou colocar o da minha casa?
Não. Para isso, você pode utilizar uma solução como o Meu Endereço Fiscal. Grande parte de nossos clientes vendem ou executam transações online.
Quando optamos nos estabelecer num prédio comercial conhecido e bem localizado no centro de Itajaí (município catarinense com o segundo maior PIB do Estado) foi pensando em quanto isso poderia ser importante para as empresas.
Ao adquirir o serviço de endereço fiscal, além de facilitar a abertura de uma empresa em frente aos órgãos públicos, ele permite que você utilize o endereço de forma comercial. Ou seja, você colocará em seus materiais de marketing esse endereço.