Por que ter uma empresa em Santa Catarina?
setup-2.jpg

Por que ter uma empresa em Santa Catarina?


Uma cidade inteligente que conecta diferentes setores e pessoas e que entende que tudo está interligado. É assim que o Ranking Connected Smart Cities mapeia as cidades mais inteligentes do País, entre as 20 primeiras três são catarinenses.


A quem veja uma cidade inteligente apenas por seu caráter tecnológico, mas o conceito tem se expandido. O ranking avaliou 673 cidades com mais de 50 mil habitantes, são 70 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia.

A capital Florianópolis só perde para a potente São Paulo. Junto dela nos “top 20” estão Balneário Camboriú em 16º, Itajaí em 18º e Blumenau em 19º. No total 30 cidades catarinense figuram no ranking elaborado pela Urban Systems desde 2015.

Para a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) setores como tecnologia e economia criativa foram fatores para impulsionar especialmente o desenvolvimento da capital dentro do ranking. O Estado tem o maior crescimento de empresas no setor tecnológico - leia mais aqui.

A pandemia deu um protagonismo diferenciado as cidades que começam a competidor para atrair talentos e investimentos. Com as opções digitais as pessoas poderão optar por morar onde quiserem e o desenvolvimento local poderá ditar a atratividade de cada região.

Estrutura física e gerencial: desburocratização em SC

As cidades correm para se adequar às novas realidades que a pandemia trouxe. Dentre elas a burocracia, que embora necessária, pode se tornar um entrave para o desenvolvimento local.

Santa Catarina tem feito um trabalho de revisão de seus processos de abertura de empresas e muita coisa tem mudado.

Nesse contexto é importante que você tenha um contador parceiro e comprometido com esse novo momento. Aqui falamos um pouco sobre a contabilidade digital e seus desafios.

Em 2018, Santa Catarina foi a pioneira ao lançar o ‘SC Bem Mais Simples’, para permitir que empresas sejam abertas em até cinco dias.

Instituída pela Lei 17.071 o Programa visa o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), especialmente voltado para empresas com baixo potencial poluidor, baixo risco sanitário e pouca complexidade.

Já no fim de 2019, o Estado então lançou o Registro Automático para abertura de empresas com vistas a desburocratizar e tornar ainda mais digital o processo.

Nesta primeira etapa, o serviço digital será disponibilizado para abertura de negócios com as naturezas jurídicas de Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Responsabilidade Limitada (LTDA), que permite vários sócios e o capital é livre.

Agora você faz de forma online a Pesquisa Prévia de Viabilidade (PPV) que permite uma consulta online verifique o endereço para ver se há algum impedimento, caso liberado, após o pagamento da DARE (Documento de Arrecadação do Estado de SC) o registro é efetuado.

Após isso os sócios podem assinar toda documentação a partir do certificado digital, sendo que a Junta Comercial tem até dois dias para fazer análise após o registro. E caso encontre qualquer problema, o empresário tem até 30 dias para fazer as devidas correções em o afetar o registro já realizado.

Além disso, há alguns incentivos fiscais que o Estado tem implementado, veja quatro motivos para que Itajaí receba empresas externas aqui.

Posts Relacionados